O que é o Circuito da Sustentabilidade

outubro 7, 2012 em Geral por Fabio Ortiz Jr

Imaginar e voarAs coisas podem ser bonitas, elegantes, suntuosas, graciosas, atraentes, mas enquanto não falam à imaginação não são belas.” Ralph Waldo Emerson, 1803-1882

Imagine um lugar para você viajar.  Imagine que lá você desfrutará de boa acolhida, alimentação farta e saudável, locais de visitação para conhecer, estar, descansar e colher paisagens, conhecimentos, relacionamentos e boas lembranças.  Imagine que você poderá levar as pessoas de quem gosta, família, amigos, para que todos desfrutem disto.  Agora imagine outros, muitos outros lugares assim.

Imagine que sua visita alimenta mais do que você e seus queridos.  Imagine que alguém se preocupou em criar condições para que sua visita seja feliz e assim também o seja para aqueles que lhe recebem,Imaginar e articular não apenas naqueles momentos, mas de maneira duradoura.  Imagine que eles tenham se reunido em torno de uma proposta que busque facilitar tudo para você e encantar sua alma.  E imagine que eles tenham decidido que os frutos desta cooperação devam ser compartilhados por todos os envolvidos.

Imagine que, como consequência, todos ganharão: você e seus acompanhantes, eles e seus colaboradores.  E assim também o poder público e a comunidade social; e, principalmente, as gerações por vir.

Isto faz sentido para você?

Se faz, então isto existe.  Chama-se Circuito da Sustentabilidade.

Imaginar e celebrarEste círculo virtuoso foi concebido na Serra da Mantiqueira, em Santo Antônio do Pinhal.  Em pouco tempo, parceiros em Santo Antônio foram articulados com outros em Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Sapucaí Mirim.  Mais um pouco de esforço paciente e então chegaram parceiros em São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte.

Sua viagem pode começar pela Serra da Mantiqueira; mas agora pode estender-se ao Brasil todo e a qualquer continente, a qualquer hora.

Imaginar e tecer o amanhãO Circuito da Sustentabilidade, que aqui apelidamos de CS, ou simplesmente O Circuito, vai além da viagem física, já por si fonte inesgotável de experiências e conhecimento: o CS lhe oferece também uma viagem insubstituível e que é só sua, é a construção de seu conhecimento pessoal e profissional é o cuidado com você e com a comunidade, uma viagem ao seu futuro.

Veja nos próximos artigos como tudo isto é possível.

 


Enhanced by Zemanta
Sobre o Autor: Fabio Ortiz Jr (4 artigos)

Geólogo, analista de sistemas, educador ambiental, escritor e editor, sou criador e diretor do Projeto CEPA, que articula o Centro de Educação e Pesquisas Ambientais, a Pousada dos Mulungus, a Ong GaiaTerra e cerca de cinquenta parceiros iniciais entre São Paulo, Santo Antonio do Pinhal, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí (SP), Sapucaí Mirim, Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). Sou membro do Conselho Municipal da Renda Básica de Cidadania e do Conselho Municipal de Turismo de Santo Antonio do Pinhal, que presidi por 4 anos, tendo coordenado os trabalhos de formulação da primeira Política Pública para o Turismo em Santo Antonio do Pinhal. Adoro ler, escrever, conversar e curtir a família e os amigos. Sou colunista no jornal regional Correio da Serra, ali refletindo sobre Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Aprender e ensinar, para mim, são desdobramentos do mesmo gesto, o gosto pela vida e sua valorização.