
A Bodega dista 5 km do centro da cidade e é de fácil acesso
A Bodega é um lugar de visitação obrigatória. Não se deixe levar pela primeira impressão que o nome Cachaçaria pode induzir: trata-se de um programa para todos, um verdadeiro ponto de encontro para casais, famílias e grupos de amigos.
O ambiente é familiar e rústico, fruto da atenção de Ernesto Ferrari, seu criador, e seus funcionários, e tem diversão também para as crianças.
Com o aspecto de um grande armazém, a Bodega é povoada de jardins com árvores nativas e exóticas, arbustos floridos, gramados e caminhos que levam a pequenos lagos com peixes, plantas e fontes. Há ali um pequeno orquidário onde é possível adquirir seus espécimes e também mudas de outras plantas decorativas, como leguminosas e cactáceas, e até condimentos e ervas medicinais.

Os sabores são tão variados que você logo encontra o seu
O armazém oferece atrativos irresistíveis: o olhar e o paladar poderão ali satisfazer-se por quase um dia todo.
São cachaças envelhecidas em tonéis de carvalho, para você degustar livremente e apreciar os mais variados sabores como cambuci, uva, figo, damasco, carambola, cidreira, chocolate, amora e mel, entre os adocicados, e ainda alcachofra, piqui, carqueja, azeitona e pimenta, entre os mais rascantes. Ernesto segreda que a de nêspera é sua favorita; a do público é a de figo. São quase 50 sabores diferentes.
Há ainda vinhos coloniais oriundos do Sul do país, cervejas, queijos, salames e embutidos de lombo de javali, calabresa e picanha ao alho. Para completar, conservas, frios, pimentas, doces, geléias e biscoitos.

Salames & queijos
Inaugurada em 2003, A Bodega tem experiência anterior acumulada: Ferrari tencionava originalmente a produção de vinho, favorecida pelo clima serrano da Mantiqueira. Logo tratou de informar-se e assim visitou feiras e eventos, consultou fontes diversas e visitou incontáveis produtores no Sul. Ao cabo de tudo que viu e ouviu, tendo se encantado com uma coleção de cachaças artesanais que conheceu, decidiu-se por estas.
Trouxe do Rio Grande do Sul uma grande carga de tonéis de carvalho e iniciou sua produção logo depois, no início do milênio. Por sugestão de amigos e outros frequentadores, experimentou curtir algumas cachaças com frutas e condimentos em galões de vidro.
Depois de uma década de experimentações, você terá o privilégio de apreciar os resultados.
É com prazer que Ernesto conversa explicando que a cana é colhida e a cachaça destilada entre os meses de agosto e novembro, quando o teor de açúcar é ótimo por conta do período de estiagem no canavial, para a seguir descansar por seis meses em tonéis de madeira amendoim. Só após este período é que vai para os tonéis de carvalho, nos dezoito meses seguintes que lhe emprestarão o delicioso sabor seco e amadeirado, além da cor.
Ernesto sonha poder concluir seu projeto, que consiste em desenvolver no lugar uma mini-fazenda exemplar, aberta à visitação permanente e totalmente conforme às necessidades sociaoambientais de nossa época.
Ficha Técnica:
– abre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
– capacidade para 100 pessoas
– fica na Estrada do Machadinho, km 5
Santo Antônio do Pinhal, SP – CEP 12450-000
– (12) 3666-1326
– email: [email protected]
![]() Bom atendimento e sala de estar |
![]() A experiência é uma festa para o paladar |
![]() Doces e geléias de frutas |
![]() Repouso de dezoito meses em tonéis de carvalho |
![]() Condimentos |
![]() Artesanato |
![]() Plantas ornamentais |
![]() A garotada adora os pôneis |
![]() O espaço para passeios e diversão é generoso |
Comentários Quentes